Relacionar-se com alguém pode ser uma experiência fantástica e devastadora ao mesmo tempo. Saber agir e saber o que esperar de retorno é muito complexo. Nem sempre haverá reciprocidade; nem sempre os dois estarão em busca de um mesmo tipo de relação. Um dia, talvez, você consiga encontrar alguém com quem terá um relacionamento saudável e duradouro. E então aprenderá o seguinte:
1. Não dá pra evitar os atritos.
É impossível não se desentender com a pessoa que você ama. Apesar de haver um enorme sentimento que os une, são dois mundos diferentes dividindo o mesmo espaço. São duas visões, dois entendimentos… São duas pessoas criadas e educadas em lares diferentes, com valores e princípios diferentes. Haverá discussão, briga e mal entendido, não tenha dúvidas. O que fará de seu relacionamento algo saudável ou não, é a forma como vocês vão lidar com isso.
2. Você vai confiar
Quando a relação é aberta e transparente, você sabe exatamente o que esperar ou não de seu parceiro. Você vai começar a ter menos medo de que ele(a) possa te machucar ou trair sua confiança. Vocês serão sinceros e maduros o suficiente para zelar pela relação, isso te dará mais confiança.
3. Sua autonomia também é importante
Você entende que a relação é uma parte de sua vida, e não ela inteira. Você descobre que sua autonomia é importante, que você é importante. E assim, começa a apreciar seus momentos sozinho(a) e preza pela sua autonomia, para que possa se manter independente da relação.
4. Ajudar no crescimento do outro
Neste tipo de relação há uma certa preocupação com o crescimento mútuo. Assim, você começa a estimular e contribuir para o crescimento do outro. O retorno disso vem em forma de apoio recíproco e respeito. A relação fica cada vez mais saudável.
5. Compromisso não é sinônimo de fraqueza.
Decidir estar ao lado de quem se ama não significa que você desistiu da vida. Significa que você está tão bem com a sua que decidiu dividir alguém.
6. Assumir e expor suas fraquezas
Você vai saber que pode confiar no outro, que ele está ali apesar de suas dificuldades. Mais do que isso, você vai ver que a outra pessoa também tem medos, inseguranças e fraquezas. Isso te faz ficar mais à vontade com os seus questionamentos e inseguranças.
7. Nem tudo precisa ser mudado
Você entende que seu parceiro tem pensamentos e ideias diferentes das suas, O que o leva a ter atitudes que às vezes te incomodam. Mas você não sentirá necessidade de mudá-lo ou mudar a si mesmo. Entende que tudo estará bem se os dois souberem lidar com as diferenças ao invés de tentarem se moldar.
8. Esquecer as coisas
Você perdoa o outro com mais facilidade. os erros e vacilos não terão tanto peso, e você saberá lidar com isso de forma positiva. As brigas terão fim e ninguém vai ficar de cara fechada por muito tempo.
9. Não há o que esperar
Você para de fazer as coisas esperando retorno, porque seu interesse é no outro e não em si mesmo. Nesse caso, você se torna menos egoísta, tem mais interesse em manter a relação e favorecer o outro.
10. Pode declarar seu amor
Não vai mais existir aquele medo de ser feito de bobo. Você se sente à vontade para falar de seus sentimentos, e fala mesmo. Isso é bom para você e para o outro. Aumenta a segurança e a cumplicidade da relação.