8 curiosidades sobre Papai Noel que você provavelmente não sabia

Nesta época de fim de ano, neste espírito natalino, costumamos nos reunir com a família, rever parentes distantes e trocar presentes. As casas enfeitadas por luzes e árvores de natal dão um clima especial e aconchegante. Os cristãos comemoram o nascimento de cristo, embora se tenha conhecimento que ele se deu em meados de abril e não em dezembro.

As pessoas que lembram de Jesus, mas não deixam de lado a tradição de receber a visita do bom velhinho, sempre trocam presentes nessa época. É quando levam as crianças para verem o papai noel, tirar foto e receber os regalos.

A respeito desta figura icônica, trouxemos 8 curiosidades que talvez você não tenha conhecimento. Veja:

1. Cálculos precisos

Para dar uma volta inteira no globo, o velhinho, à bordo de seu trenó, levaria 31 horas. suas renas carregariam cerca de 500 mil toneladas de brinquedos, que seriam entregues a aproximadamente 2,2 bilhões de crianças pelo mundo. Então, para que isto fosse possível, ele teria que usar alguma tecnologia nuclear ou algo do tipo para dar conta do recado.

2. O velhinho e a Coca-Cola

As vestes, originalmente verdes, deram lugar ao casaco vermelho e pomposo após a Coca-Cola começar a usar a figura em suas propagandas natalinas. Talvez você não tenha percebido, mas ela é a única empresa que pode estampar o Papai Noel.

3. Inspiração

O velhinho é muito mais idosos do que aparenta. Ele surgiu ainda no século IV e foi inspirado em um bispo turco. São Nicolau costumava presentear crianças pobres no natal e deixar moedas nos sapatos das crianças. Foi assim que surgiu a questão dos sapatinhos nas janelas.

4. Endereço

O Papai Noel tem endereço específico em alguns países. O mais conhecido e que aparece numa rápida pesquisa na internet é:  Santa Claus, 96930, Círculo Polar, Finlândia.

5. Companheira

Após séculos de solidão, o bom velhinho recebeu uma companheira no século XIX. Como era uma figura do clero, São Nicolau não podia casar e por isso não havia uma figura feminina que o acompanhasse. Quem o tirou da solidão foi o escritor James Ree, que inventou a personagem e a imortalizou em um poema de Katherine Lee Bates.

6. Primeira aparição

A primeira vez que o velhinho pode ser visto publicamente foi em 1890. Foi quando James Edgar, famoso empresário se fantasiou em uma de suas lojas. Crianças de diversas partes dos EUA foram até Massachusetts para conhecê-lo pessoalmente.

7. Aperitivos

No natal brasileiro há o costume de fazer a ceia de natal e deixar um pouco do jantar para o bom velhinho. No Canadá e nos EUA, as crianças deixam leite e biscoitos para ele. Já na Irlanda e na Austrália, além do lanche, ele recebe uma dose de Guiness, uma cerveja preta tradicional da irlanda.

8. Voo autorizado.

Reza a lenda que nos Estados Unidos é separado um espaço aéreo exclusivo para a passagem do trenó e das renas. Este espaço seria liberado pela Força Aérea Americana. Não tivemos acesso a nenhum documento que comprove isso, mas há quem acredite.