9 coisas comuns que seu corpo faz e você não sabia para o que servia


Acontece com todo mundo, você  esta bem e do nada tem alguma esquisitice provocada no corpo, como soluço ou espirros. Entenda por que coisas assim surgem de repente!

Além disso, vale a pena mencionar que geralmente cada corpo reage de forma diferente, mas também há ações que todos têm igualmente, o nosso corpo tem alguns mecanismos de defesa, que todos nós temos um dia, mas são apenas reações do nosso corpo, conheça quais são:

1 – Soluço

O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen, é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico. É provocado pela ingestão de grande quantidade de alimentos, de bebidas carbonatadas, refrigerantes, ou pela deglutição de ar. Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio.

2 – Espirro
Espirrar é um dos atos mais incontroláveis do corpo,é um movimento involuntário em que as vias respiratórias expulsam substâncias estranhas ao corpo, remove tudo o que o corpo não precisa, como micróbios, poeiras, alérgenos, irritantes, etc.  Com isso o corpo neutraliza a maioria dos invasores e potenciais causadores de doenças.

3 – Lágrimas

Os olhos têm uma constante necessidade de lubrificação para manter sua proteção, as glândulas lacrimais não produzem lágrimas apenas quando extravasamos nossas emoções, elas estão em constante produção, podem surgir quando os olhos estão irritados devido à alguma partícula estranha ou quando estamos sonolentos e bocejamos, por exemplo. O processo ocorre mais ou menos como uma represa, que se mantem cheia durante longos períodos, bastando estímulo cerebral para transbordar. As lágrimas são um colírio natural para nossos olhos, ajudam a manter a saúde e protegê-los de todos os corpos estranhos.

4 – Arrepios

O cérebro envia uma mensagem para que os pelos fiquem eriçados e seu conjunto forma uma espécie de colchão de ar quente, que nos protege contra as baixas temperaturas.  O sistema interligado do organismo faz com que o corpo reaja de uma única maneira para estímulos diferentes como quando sentimos medo ou quando recebemos um beijo na orelha, da mesma forma sentimos arrepio.

5 – Empurrões mioclônicos

Geralmente acontece, quando estamos quase dormindo e então sentimos um impulso forte que agita todo nosso corpo, isso é chamado de empurrão mioclônico, acontece quando você está muito cansado, a respiração diminui e os músculos ficam tão relaxados que o cérebro mal interpreta essas ações como sinais da morte, quando na realidade você está apenas se preparando para descansar, é por isso que agita o corpo como uma reação para acordar.

6 – Bocejo

O ato de bocejar é uma tentativa de trazer mais oxigênio para o pulmão, quando bocejamos, inspiramos um ar mais frio e conseguimos resfriar o cérebro. Outra hipótese defende que pode ser uma forma de mostrar socialmente que estamos entediado. Uma terceira teoria diz que no ato de bocejar mostramos os dentes, o que serve para intimidar outras pessoas.

7 – Pele enrugada

Se ficarmos muito na água, a pele tende a enrugar,  o corpo aumenta a tração criando rugas pronunciadas nas mãos e nos pés, protegendo-o de um acidente, pois as superfícies molhadas tornam-se muito escorregadias.

8 – Perda de memória

A perda da memória quando passamos por experiências dolorosas,  não é em si uma doença, mas sim um escudo protetor.

9 – Pálpebras agitadas

As pálpebras ficam agitadas quando ficamos estressados, desidratados, com falta de sono, ou quando consumimos muito álcool ou café.