A história da tatuagem no mundo teve início há séculos, apesar de parecer ser uma arte recente. Marcas no corpo, porém, são citadas até mesmo na bíblia, onde se fala de marcas em homenagens a mortos. Os primeiros registros de fato foram feitos no Taiti, quando James Cook desembarcou por lá levando a arte em 1769. A diferença entre a arte antiga e a atual é gritante.
As tatuagens, no século XIX, passaram a ter maior visibilidade quando marinheiros passaram a retornar tatuados de suas viagens. Naquele mesmo século, elas passaram a ser usadas para designar assassinos, ladrões, criminosos de uma forma geral. Qualquer que se pusesse contra as leis.
Assim como a maioria das artes e produtos, as tatuagens tiveram grande influência norte- americana. Desde 1930 artistas estadunidenses exibiam seus corpos tatuados em circos e feiras recreativas por todo o mundo. Mas as tatuagens não se restringiam apenas à população comum. As damas da comitiva da Imperatriz Eugenia de Montijo tinham desenhos de gotas entre os seios, por exemplo.
A máquina de tatuar elétrica foi criada, segundo alguns historiadores, por Samuel O’Reilly em 1981. Outros estudiosos dizem que o responsável pelo surgimento do equipamento foi Thomas Edson, criador também da lâmpada. Fato é que apesar da discordância, o aparelho ajudou bastante na disseminação da arte pelo mundo.
Veja fotos das tatuagens daquela época:
Veja também:
- Esta senhora se perdeu da família aos 7 anos. Hoje, aos 90, teve uma surpresa incrível!
- 5 truques de persuasão que pessoas “feias” precisam aprender na conquista
- As 29 fotos incríveis tiradas na hora e no lugar certo