Igreja Universal do Reino de Deus está envolvida em um sério escândalo, dessa vez com tráfico internacional de crianças, quem fez a denúncia foi a TVI, uma grande emissora de TV de Portugal.
Igreja Universal do Reino de Deus, IURD, liderada pelo Bispo Edir Macedo, desta vez, está submergida em uma discussão internacional, pois o trafico de crianças foi investigado e documentado, mas só agora veio a tona.
O crime aconteceu em Portugal, local onde os supostos crimes foram denunciados, isso deixa o bispo Edir Macedo, como o maior responsável de uma rede de tráfico de crianças.
A série se 10 reportagens realizada pela TVI, foi chamada de “O segredo dos Deuses“, as matérias conta como os crimes aconteceram. Uma verdadeira bomba na comunidade evangélica, a reportagem fez durante sete meses, vez uma verdadeira investigação, e contou com a participação das jornalistas Alexandra Borges e Judite França.
O resultado da pesquisa, concluíram que diversas crianças teriam sido levadas de suas mães, na década de 90 eles criaram um lar para crianças de forma ilegal usando o nome da Igreja Universal do Reino de Deus.
As famílias de baixa renda e com muitas dificuldades financeiras, deixavam as crianças, para serem cuidadas pela instituição ilegal, que agia sem a aprovação da justiça, essas crianças, em sua maioria menores de idade, eram levadas para outros países, na maioria Brasil e os Estados Unidos, para que outros bispos e pastores pertencentes a IURD adotassem as crianças, assim as crianças perdiam o vínculo as famílias biológicas.
Os filhos foram adotados, sem consentimento das mães, até hoje buscam saber o paradeiro das crianças, pois o silêncio permanece, nem mesmo as autoridades policiais se posicionam a respeito.
Segundo a TVI, os netos de Macedo, também foram adotados, depois de que foram retirados desse Lar, adotados por suas filhas e maridos. As mães que perderam seus filhos fizeram desabafos emocionantes às repórteres, mesmo que com 20 anos de atraso.
A TVI disponibilizou um site, com o nome “O segredo dos Deuses”, o mesmo nome da série, com o vídeo da reportagem, lá pedem que todos compartilhem, para ver se alguém toma uma atitude, para divulgar as ações desmedidas dessa igreja.
Ninguém da IURD, nem bispos, pastores, ou até mesmo a emissora pertencente a Igreja
Universal se pronunciou a respeito.