Serão julgados no próximo dia 24 os recursos do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Ficará a cargo do pelo Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS). Será tomada a decisão a respeito da pena imputada a ele pelo juiz Sérgio Moro, que lhe proferiu uma sentença de nove anos e meio de prisão. Na quarta feira, os recursos serão apresentados e julgados.
Moro vem recebendo críticas e ataques pessoais depois de começar a trabalhar na Lava Jato. A sentença de seu julgamento contra Lula foi alvo de críticas ainda mais pesadas. Políticos, artistas, esquerdistas e até mesmo deputados norte-americanos são contrários à decisão do juiz e expões sua opinião publicamente a fim de manchar a imagem de Moro.
Mas as investigações da Operação Lava Jato seguem adiante, com o objetivo de condenar todos os envolvidos nos esquemas de corrupção. As principais acusações contra Lula são a respeito do recebimento de propina pela OAS, que teria lhe presenteado com um triplex no Guarujá.
Além destes fatos, muitas outras coisas já foram descobertas, mas não foram divulgadas. As cartas na manga do juiz vão desde relações pessoais, negócios particulares, construção de patrimônio até custeio de todas as despesas do ex-presidente.
Em 2016, as investigações revelaram alguns envolvimentos e alguns esquemas de corrupção que não puderam ser levados em conta na época. Faltavam provas e complementos. Agora, ao que tudo indica, com o avanço das investigações,tem muito mais coisa a ser apresentada e isso pode complicar bastante a situação do ex-presidente.