Visibilidade no BBB ajuda a enfrentar o drama dos refugiados?


Começou, no último dia 22, a 18ª edição do BBB. Cada participante tem uma história particular e um motivo específico para estar em busca do prêmio. Uma das histórias mais comoventes é de um refugiado, que deseja o prêmio para rever sua família que ficou em Aleppo, na Síria, seu país de origem. Kaysar, como se chama, tem ajudado a dar visibilidade a questão dos refugiados.

Ele nasceu na Síria e viu o início da guerra em seu país, em 2011. Foi obrigado a fugir para a Ucrânia, de lá para Curitiba, onde seu tio-avô, Nacib, tem uma loja de antiguidade.Mas ele não trabalha na loja do tio, faz animação de festas e trabalha como garçom.

Apesar de estar feliz e estabilizado aqui no país, ele não consegue ficar em paz longe de sua família. Ele pensa em tudo o que seus pais e sua irmã estão passando em sua terra natal. “Eles estão lá, debaixo das bombas, debaixo da guerra. Eu evito falar sobre esse assunto. Perdi muitos amigos, perdi uma namorada, meu tio, minha avó… Perdi muita coisa”, disse em entrevista à produção do programa.

Mas a realidade de Kaysar é a mesma de muitos refugiados que vivem mundo a fora. Eles, normalmente, vão para outros países para se estabilizar e mandar ajuda necessária para resgatar o restante de seus familiares.

A realidade destas pessoas é muito mas complicada do que podemos imaginar. Eles vivem o dilema de encontrarem abrigo para si e verem os seus em meio a terríveis confrontos. A dificuldade de estar fora de casa, em um país diferente, com cultura completamente distinta.

 

A participação de Kaysar, promete aumentar a visibilidade para a questão dos refugiados.