Você já deve ter se sentido constrangido alguma vez ao passar por uma situação como esta. É normal que isso te cause desconforto, afinal este hábito não faz parte da natureza humana. Mas os animais têm hábitos e costumes muito diferentes dos nossos, que fazem parte do modo como eles convivem entre si. A convivência com seres humanos faz com que eles tragam estes hábitos para nosso meio.
Mas, assim como os nossos, os hábitos dos animais têm uma explicação para existir. Na verdade, é mais fácil entender o porquê de certas atitudes de animais do que compreender o comportamento de um humano.
Então, por que que os cães cheiram nossas partes íntimas? Bom, essa é a forma que ele usa para saber mais sobre nós. O nosso cheiro é interpretado pelo cérebro animal, que faz diversas interpretações e dizem quem somos. Os cheiros mais fortes estão presentes naquela região, por isso são o alvo da narinas dos bichinhos.
No céu da boca dos cães há uma espécie de saco. Ele se abre para receber o odor e enviá-lo para o cérebro. Lá ele ele é processado, como um processo de dados, e decodificam nossa identidade para o animal.
Vale salientar que o animal não sabe o quanto isso nos incomoda, portanto não seja grosseiro com ele. Faz parte da natureza canina sentir o cheiro das partes íntimas uns dos outros. Considere isso como um aperto de mão canino, ou uma stalkeada em seu perfil do Facebook.