A guerra mais curta da história durou apenas 38 minutos. Isso aconteceu em 1896 e colocou o Reino Unido contra Zanzibar, um arquipélago no Oceano Índico. Veja tudo sobre este breve, mas tragicamente fatal acontecimento.
Contexto da guerra mais curta da história
Desde 1880, Zanzibar, um arquipélago no Oceano Índico localizado em frente à costa da Tanzânia, é um protetorado britânico. Em 25 de agosto de 1896, o sultão pró-britânico Hamad ibn Thuwaini morreu. Khalid ibn Bargach, seu primo e cunhado, assumiu o trono. No entanto, este último é hostil à influência britânica e não foi autorizado pelo cônsul britânico a tomar o poder.
Assim, o Reino Unido lhe dá um ultimato: saia do país e retire suas forças, ou arrisca represálias. Em resposta, o novo sultão barricou-se no seu palácio e pediu que fossem erguidas defesas à volta da cidade e viradas para o mar.Além disso, mobilizou as suas forças, ou seja cerca de 2.800 homens. Entre eles, soldados, mas também guardas do palácio, centenas de servos e escravos.
O bombardeio de 27 de agosto de 1896 em Zanzibar
O ultimato emitido pelo Reino Unido expirou em 27 de agosto de 1896, às 9h EAT (Horário da África Oriental). Naquele dia, já 150 fuzileiros navais, três cruzadores e duas canhoneiras britânicas esperavam no porto de Zanzibar. A Royal Navy também está no local, comandada pelo contra-almirante Harry Rawson.
900 zanzibaritas (do lado inglês) também estavam reunidos, liderados pelo brigadeiro-general Lloyd Mathews. Este último ordenou precisamente que os navios britânicos iniciassem o bombardeio às 9h. Então, às 9h02, HMS Racoon, Thrush e Sparrow abriram fogo simultaneamente contra o palácio onde Khalid ibn Bargach se refugiava.
Enquanto isso, o navio Glasgow (do lado do sultão) abre fogo contra o HMS St George . No entanto, os britânicos conseguiram afundá-lo muito rapidamente, e o mesmo aconteceu com os outros navios de Zanzibar.
O palácio e o harém são então incendiados e, apenas 40 minutos depois, os inimigos dos britânicos são silenciados. Um projétil arrancou a bandeira do palácio e o tiroteio cessou às 9h40. A guerra durou apenas 38 minutos.
Veja também: 5 das armas mais bizarras usadas na Segunda Guerra Mundial