Se você é do tipo de pessoa que não pretende se envolver profundamente num papo com alguém, temos uma boa notícia para você. Agora existe um estudo científico que ajuda as pessoas a manterem uma conversa sem muito compromisso. É uma verdadeira lição de como ser o mestre da enrolação. E a dica mais preciosa é simples: faça perguntas! Pergunte sobre tudo, aproveite os ganchos para novas perguntas.
Quando somos convidados para uma festa com pessoas que não conhecemos, ou quando marcamos o primeiro encontro é complicado. Não sabemos muito bem que rumo dar à conversa. Para evitar que o papo morra ou que você saia por bobo, pergunte. As perguntas geram respostas que geram novas perguntas.
Parece muito óbvio, você certamente já fez algo parecido, mas agora é cientificamente provado. Uma doutoranda da Universidade de Harvad, Karen Huang, e sua equipe analisaram cerca de 300 conversas, virtuais e presenciais, entre estranhos.
A primeira parte dos estudos consistiu em disponibilizar 15 minutos para que dois estranhos conversassem entre si. Uma parte das pessoas era instruída a fazer muitas perguntas, outra a fazer poucas. O resultado desta primeira parte é bem previsível.
Ao fim das conversas, cada pessoa entregava um relatório contando o que achou da conversa. A maioria declarou gostar mais de conversar com os que mais perguntavam. Comprovou-se, então, que as pessoas consideradas mais agradáveis eram aquelas que se esforçavam para que o diálogo se prolongasse.
A segunda parte do estudo era uma conversa virtual com os mesmos 15 minutos. Desta vez não havia limitação para a quantidade de perguntas, era livre. Depois os relatórios eram feitos e uma terceira pessoa lia as conversas dos convidados para opinar. E as impressões foram bem parecidas com as da primeira parte do estudo. Não só as pessoas envolvidas na conversa com muitas perguntas, mas quem via a conversa tinha a mesma opinião.
O que aparenta é que as pessoas que perguntam mais, têm interesse em continuar a conversa. E não só isso, elas são pessoas com mais conteúdo e muito mais interessantes. Então, fazer mais perguntas pode, segundo o estudo, lhe garantir muito mais que uma conversa agradável. Pode render uma segunda e, consequentemente, outras conversas com a pessoa. Então, agora que você já pode ser o mestre da enrolação, coloque as dicas em prática e boa sorte.