Os alimentos geneticamente modificados ou transgênicos, geram algumas reações polêmicas, mas o que você não sabe é que é um processo mais comum do que vicê pode imaginar. Tudo começa, na seleção das melhores sementes, que dão os mais bonitos frutos pois possuem a genética mais propícia para o cultivo.
Os seres humanos têm feito essas mudanças a muito tempo, por isso muitas frutas e legumes sofreram mudanças e como vai ver nem sempre tiveram essa aparência que você conhece hoje.
Veja alguns dos alimentos que eram totalmente modificados:
Melancia silvestre
Neste quadro de século 17, de Giovanni Stanchi, esse quadro, do período de 1645 e 1672, mostra melancias com seis buracos triangulares e uma cor bem diferente das de hoje. Elas foram modificadas para que seu interior se tornasse mais ‘carnudo’ vermelho – sisso se da o nome de placenta. Na pintura de Stanchi mostra as sementes pretas o que indica que estava madura, diferente do que muitos achavam.
Banana silvestre
O primeiro cultivo de bananas datam 7 mil anos atrás (ou até10 mil anos atrás) na Papua Nova Guiné. Também existiam no Sudeste Asiático. As bananas de hoje, foram originadas de duas variedades selvagens, Musa acuminata e Musa balbisiana, com sementes grandes e duras. Veja a foto acima.
A versão híbrida de hoje que tanto adoramos tem seu formato distinto, com sementes pequenas e mais saborosa.
Berinjela silvestre
Berinjelas existiram de diversas formas e cores, como: branco, azul, roxo e amarelo . Foram cultivadas na China. As primeiras tinham alguns espinhos no caule onde a planta se liga às flores. O homem conseguiu mudar tanto, que eliminaram os espinhos e o formato ficou maior, oblongo e roxo nos nossos dias.
Cenoura silvestre
As primeiras cenouras cultivadas surgiram no século 10 na Pérsia e na Ásia Menor. Originalmente eram roxas ou brancas com uma raiz fina e bifurcada, como a foto acima. Ao longo do tempo, adquiriram uma cor mais alaranjada. As raízes brancas e finas, de sabor muito forte, deram luar a raízes grandes e laranjas.
Milho silvestre
O mais emblemático da reprodução seletiva, talvez seja o milho da América do Norte, originário de uma planta que nem era comestível. O silvestre, mostrado abaixo, foi começou a ser mudado em 7.000 aC , na época era muito seco, lembrando uma batata crua.
Agora aumentou de tamanho do que era ha 9.000 anos atrás, sendo de fácil manuseio. Hoje tem, 6,6% de açúcar, em comparação com 1,9% do seu ancestral. Essas mudanças ocorreram a partir do século 15, por colonizadores europeus que cultivavam o milho amplamente.
Morango silvestre x domesticado
Depois de milhares de anos de cultura seletiva, os pêssegos agora são 64 vezes maiores, 27% mais suculentos, e 4% mais doces.
Veja também: