Essa bebida surgiu como opção para pessoas que desejam emagrecer e muitas vezes é indicada por médicos, mas pesquisas realizadas por mais de dez anos revelaram que o refrigerante diet pode causar ataques cardíacos e derrames.
Apesar de algumas propagandas tentarem mostrar que seu consumo é saudável, a bebida pode ser extremamente prejudicial a saúde, causando diversos danos.
O refrigerante diet, além ter diversos problemas dos refrigerantes normais, as versões diet utilizam o adoçante aspartame. Segundo diversas pesquisas o aspartame está relacionado com diversas doenças, como:
- ataques de ansiedade;
- compulsão alimentar e por açúcar;
- defeitos de nascimento;
- cegueira;
- tumores cerebrais;
- dor torácica;
- depressão;
- tonturas;
- epilepsia;
- fadiga;
- dores de cabeça e enxaquecas;
- perda auditiva;
- palpitações cardíacas;
- hiperatividade;
- insônia;
- dor nas articulações;
- dificuldade de aprendizagem;
- TPM;
- cãibras musculares;
- problemas reprodutivos;
- Podendo causar até mesmo a morte.
Segundo a Universidade de Iowa, que também realizou pesquisa sobre o aspartame, ficou comprovado que o aspartame prejudica o coração, e o seu consumo pode causar doenças cardíacas.
Nesse que foi o maior estudo sobre o consumo de aspartame, cientistas da universidade chegaram a seguinte conclusão, “Em comparação às mulheres que nunca ou só raramente consomem bebidas dietéticas, aquelas que consomem duas ou mais por dia têm 30% mais probabilidade de ter um evento cardiovascular [ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral] e 50% têm mais probabilidades de morrer de doenças relacionadas”.