Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat são redes sociais e todas elas milhões de usuários se utilizam todos os dias, para se comunicar ou compartilhar fotos, comentários, vídeos e mensagens. Qualquer pessoa pode entrar nessas redes e isso inclui pessoas boas e infelizmente pessoas más. Pode ser perigoso para qualquer pessoa, afinal atrás de uma foto pode estar qualquer pessoa.
As maiorias das pessoas que frequentam a rede são boas pessoas de boa índole, que estão apenas a procura de fazer novos amigos e se divertirem, mas sempre tem aqueles que se utilizam da ingenuidade, para crimes e outras coisas ilegais.
São muitos os crimes como scammers que enganam mulheres para roubar seus bens, traficantes de seres humanos, chantagistas que se aproveitam de pessoas que enviam fotos de nudez, enfim se formos nos aprofundar nesse assunto, teriam uma série de outros crimes para serem enumerados.
Dessa gama de pessoas que acessam nosso perfil para olhar as nossas fotos e informações, mas para nos precavermos basta estabelecermos alguns limites na seção sobre privacidade.
Casos como este que vamos contar acontecem todos os dias. Veja!
Um grupo de garotas se reuniram para passar o dia de sol em uma piscina, o dia estava perfeito, tudo em perfeita harmonia então resolveram tirar uma foto e compartilhar no Facebook. Uma delas tirou a foto pelo celular e imediatamente postou. Uma simples imagem de algumas meninas na piscina, não acha?
Infelizmente, quando postamos algo na internet, centenas de milhões de pessoas podem ver uma fotografia, compartilhar, podendo se espalhar por inúmeras pessoas de vários países. Até ai tudo bem, mas não imaginamos que uma pessoa pode manipular a foto, que nos leva a um risco.
Voltamos a imagem dessas adolescentes que foi compartilhada no perfil, para seus amigos, logo elogios começaram a chegar elogiando a beleza das garotas. As fotos foram diversas vezes compartilhadas e em números surpreendentes.
As fotografias podem ser copiadas, armazenadas e retocadas por qualquer pessoa, que uma conexão Wi-Fi. Então uma pessoa má intencionada pegou a foto, adulterou a foto, tirando apenas uma das garotas, incluindo a foto dentro de uma página de contatos libidinosos.
Felizmente, esse não é um caso real, mas um anúncio do governo paraguaio para alertar sobre os perigos nas redes sociais. Uma das meninas do vídeo do governo conta que alguém pegou sua foto de rosto e usou em uma campanha publicitária sem seu consentimento.