O Flamengo foi um dos grandes prejudicados com a punição sofrida por Paolo Guerrero. O clube não pode contar com o seu futebol por muitas partidas, inclusive nas finais da Copa Sul-Americana.
Com o anúncio da sua punição de um ano, o clube estava convicto com a melhor coisa a fazer era rescindir o seu contrato e buscar outro centro-avante no mercado. Porém, a sua punição caiu pela metade e as coisas mudaram.
De acordo com Jorge Nicola, o rubro-negro desistiu de rescindir o seu contrato. Até por conta disso, o clube desistiu de contratar Fred, que acabou acertando a sua ida para o Cruzeiro.
Existe a possibilidade de sua pena ser totalmente extinta, ou até mesmo cair ainda mais tempo. Por conta disso, o Fla espera o julgamento do CAS, onde decidirá se ele voltará a jogar imediatamente ou não.
Um grande problema nessa história é que se a pena por doping for mantida, ele voltará apenas no mês 5, onde a Libertadores já estará avançada e assim o clube pode se prejudicar por não te-lo em campo.
Além disso, no mês seguinte após o fim da sua pena, já tem a Copa do Mundo, onde geralmente a grande maioria dos jogadores começam a tirar o pé e assim não correr o risco de sofrer uma lesão e ficar fora da maior competição do mundo.