Como podemos lembrar, a Black Friday foi instituída como tradição norte-americana que tem como principal característica, a enorme queda de preços nas maiores lojas durante a sexta-feira da ultima semana do mês de novembro.
Historicamente falando, podemos nos remeter a uma grande crise que ocorreu em 24 de setembro de 1869, em uma sexta-feira. Após uma tentativa intensa de trabalho de dois notáveis bolsistas de Wall Street, Jim Fisk e Jay Gould, foi constatado o fracasso em tentar levantarem grandes lucros para a economia norte americana, porem, com este episódio, foi nomeada a “sexta feira negra” por conta da queda de uma boa parcela do mercado.
Atentando para os pequenos comércios, podemos observar alguns contos, como conta a tradição que, apos sucessivas perdas comerciais durante o ano, ou seja, um ano “vermelho” nas grandes contas, logo apos o dia de Ação de Graças, com a chegada das vendas de natal, o comercio começa a gerar saldos positivos. Estes saldos, não seriam tidos como vermelhos e sim, “números negros” simbolizados como números positivos.
Continuando neste ínterim positivo do comercio na hoje tão famosa Black Friday, não podemos deixar de observar os mais diversos casos: dos mais trágicos, envolvendo brigas, pisoteamentos, pessoas alucinadas por novos produtos com baixíssimo custo; não poderíamos deixar de observarmos as grandes pérolas deste momento de “folga nos bolsos”:
Veja também:
- Coisas que ao
- As 10 mulheres mais cruéis do mundo
- Flamengo divulga nome de dois jogadores que não vão para a Colômbia