Os logos das empresas ajudam-nos a identificá-las de imediato. Antes mesmo de termos alguma outra referência a seu respeito, já podemos saber bastante. No cinema, a logo é algo muito importante, e é apresentada ao telespectador logo no início da produção. Você deve conhecer as mais famosas, mas talvez não conheça a história por trás delas. É isso que nós vamos te mostrar hoje, acompanhe:
1. Columbia Pictures
A formação da companhia se deu ainda no ano de 1919, mas só em 1924 ela virou a Columbi Pictures. Foi neste ano que a logo apareceu pela primeira vez. A mulher com a tocha é uma personificação do país onde a empresa nasceu, os Estados Unidos. A modelo que faz este papel não teve sua identidade revelada, fato que fez com que muitas mulheres reivindicassem a fama. Mais tarde, uma dona de casa substituiu a primeira moça e atualizou a logo.
2. DreamWorks
Diferente de muitas companhias, a DreamWorks não teve muita dificuldade para realizar grande produções e ser famosa. Isto porque ela já nasceu em berço de ouro. Seus idealizadores são Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg (presidente da Disney) e o produtor David Geffen. A ideia da logo foi de Spielberg, que queria trazer à memória os bons tempos de Holywood. Depois foi acrescentado o fundo com nuvens, que deu mais profundidade à criação.
3. 20th Century Fox
Em 1915 foi fundada a precursora da empresa, a Fox Film Corporation”, por Willian Fox. O foco inicial da empresa eram produções teatrais. Pouco tempo depois os filmes entraram no roteiro da empresa. Algum tempo depois, a Fox Film faliu e seu dono chegou a ser preso. Em 1935 a companhia se fundiu à 20th Century Pictures e as duas juntas viraram a 20th Century Fox. Os logos que antes eram assim:
Depois da fusão, substituiu o nome “Picture” por “Fox”. Em 2010, para comemorar o aniversário da junção, a câmera passou a focalizar no céu e este é o resultado:
4. Paramount Pictures
Fundada em 1912, sempre foi uma promessa do cinema. Esteve entre as mais influentes e importantes empresas desde que nasceu. O logo da companhia era uma montanha que tinha certa importância para a família de seu fundador, William Wadsworth. O número de estrelas que aparecem nas aberturas são o número de atores que assinaram com a empresa na sua fundação. Com o passar dos anos, o logo foi sendo modificado e melhorado até chegar no que temos hoje.
5. MGM – Metro-Goldwyn-Mayer
O famoso leão surgiu pela primeira vez em 1916 e foi ideia do anunciante executivo Howart Dietz. Segundo ele é um tributo à Universidade de Columbia, na qual participou de uma equipe de atletismo chamada “Os Leões”. Um fato curioso é que o primeiro animal usado, Slates, não rugiu. O primeiro rugido foi ouvido só em 1928 e foi gravado por um gramofone, pois o filme era mudo. Foi o segundo animal quem o gravou, se chamava Jackie.
Estes foram as logos mais famosas e suas histórias.