Se você já notou que existem algumas bolinhas diferentes em seu corpo, esta matéria pode te interessar. O nome dado a esses pontinhos é Queratose Pilar. São bolinhas ásperas e podem afetar o braço, as pernas, as nádegas e as bochechas do indivíduo. Normalmente elas são esbranquiçadas, mas podem apresentar-se vermelhas também. Elas não coçam nem doem, portanto o que mais incomoda é o aspecto.
Apesar de não causarem nenhum desconforto, o tratamento pode ser complicado, ou mesmo ineficaz. Mas, o bom é que elas costumam sumir com a idade. A condição é tão comum e sem riscos que acomete cerca de 40% da população mundial.
A causa mais importante da Queratose Pilar é o acumulo de queratina nos folículos capilares. Ele ajudam a proteger a pele de agentes infecciosos e no crescimento dos fios de cabelo. Esta proteína fibrosa também ajuda na formação da estrutura do corpo e na preservação dos cabelos. O crescimento das unhas também é influenciado pela substância.
Não existe uma explicação científica para o fato de esta proteína se acumular nos folículos. Suspeita-se que isto esteja associado a algum distúrbio ou dermatite. Apesar disso, as bolinhas também aparecem em pessoas saudáveis, sem nenhuma outra anormalidade na pele ou nos cabelos.
Tudo indica que a aparição das erupções na pele tenham fundo genético. Portanto, se alguém de sua família tem, você pode ser herdeiro. Caso venha a ter um filho, se você tem a Queratose, pode passar para ele.
O médico que pode ajudar neste caso é o dermatologista. Como não há nenhuma explicação para o caso, o tratamento é básico. Os médicos costumam receitar cremes e pomadas dermatológicas que combatam o crescimento de queratina nos folículos. Evitando assim o aparecimento de mais erupções e a suavização das já existentes.