Para que serve a “pinta” na testa das indianas?


Aquela marca que parece uma pequena pinta entre os olhos é uma maneira de demonstrar que uma pessoa segue o hinduísmo, na Índia. Este apetrecho não é restrito ao sexo feminino e nem às indianas. Outros países do sul e do sudeste da Ásia, onde a religião é popular também usam essa marca, aliás esse sinal tem o nome de bindi, em hindi, uma das línguas oficiais da Índia

Bindi é um apetrecho utilizado no centro da testa, próximo às sobrancelhas, na Ásia Meridional. Pode ser uma pequena quantidade de tinta aplicada no local ou uma jóia.


Ele representa o “terceiro olho”, que vê os acontecimentos que nossos olhos físicos não alcançam. O bindi pode ter diversos formatos e cores, sendo a mais comum a vermelha, que é feita de um pó chamado “sindur”, que é uma mistura da pasta de sândalo ou com açafrão vermelho e suco de limão.

Esse apetrecho também tem uma função estética, e alguns são verdadeiras joias. Na Índia e nos países que usam o bindi, também podem indicar o estado civil da mulher.

Vermelho – Para mulher casada (garante um status social diferente). Os guerreiros e administradores também usam o vermelho.

Preto – É uma proteção contra mau-olhado antes do casamento. O preto é o protetor mais forte, sendo recomendado para os bebês, porque os bebês tendem a atrair naturalmente todas as energias negativas ao redor deles. Viúvas também podem usar.

Amarelo – O amarelo é a cor do plexo solar, que está relacionado à ambição, à prosperidade e ao gerenciamento da raiva. Muito usado por empresários.