Quando se pensa em clube mais rico do futebol brasileiro, o torcedor logo pensa nos que mais tem poder de compra, aqueles que mais contratam jogadores para seus times. Ou seja, Palmeiras e Flamengo. Mas um estudo do site Soccerex Football Finance 100, publicado nesta quinta-feira, mostra outra coisa. Esta pesquisa avalia cinco pontos para basear suas conclusões: Ativos fixos, valor de mercado (atletas), dinheiro no banco, dívida líquida e investimentos potencias.
O ranking feito pelo site contempla 100 times do mundo inteiro. Mas somente alguns brasileiros conseguiram algum espaço na lista. E por incrível que pareça, o primeiro time do Brasil é o Atlético-PR, o que foge do grande eixo esportivo do país. O Furacão consegue figurar na 61ª colocação.
Além dele, a pesquisa ainda conta com Internacional em 63º, Corinthians em 71º, São Paulo leva a 84º, Cruzeiro na 85º, Palmeiras pega a 87º, Fluminense a 92º e Flamengo por último na 94º.
Então, vale ressaltar que somente oito clubes brasileiros estão nesta lista. Muitos grandes ficaram de fora, como Vasco, Botafogo, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, dentre outros. O que chama mais atenção é um time do Paraná estar em primeiro, pois não é um time que tem conseguido sucesso no futebol nacional.
Mundo todo
Como dito anteriormente, é um ranking do mundo todo, então não podemos deixar de destacar as equipes dos outros lugares. A liderança geral é do time do Pep Guardiola, o Manchester City, seguido por outro inglês, o Arsenal. Em terceiro vem o time do Neymar.
Confira os 10 primeiros:
1. Manchester City (Inglaterra)
2. Arsenal (Inglaterra)
3. Paris Saint-Germain (França)
4. Guangzhou Evergrande (China)
5. Tottenham (Inglaterra)
6. Real Madrid (Espanha)
7. Manchester United (Inglaterra)
8. Juventus (Itália)
9. Chelsea (Inglaterra)
10. Bayern de Munique (Alemanha)