Lucrécia irá acusar a princesa Catarina de flertar com Rodolfo, fazendo um escândalo no jardim do castelo. A princesa de Artena, retrucará e começará um bate-boca.
Catarina, no dia seguinte do casamento, ainda estará hospedada com Augusto no reino vizinho e será parada por Rodolfo durante um passeio: “Vi pela janela que passeava sozinha pelo jardim, posso fazer-vos companhia?”. Durante uma conversa amistosa, a princesa ao ver uma flor rara, se interessa e o galante, irmão de Afonso, colherá e entregará para ela. “Leva-a consigo. Assim nenhuma flor mais faltará em vosso reino”
“Mas o que significa isto?!”, gritará Lucrécia. “Não sei se a princesa se recorda, mas nós dois acabamos de nos casar” surtará com Catarina.
“Eu me recordo perfeitamente, alteza, no entanto…”, tentará responder a filha de Augusto.
“Agora é majestade”, interromperá a rainha.
Rodolfo repreende Lucrécia ao dizer que estranhou seu mau humor. Afonso e Amália ajudam a consertar a carroça de Samara e seu filho na estrada.
Constantino garante a Hermes que em pouco tempo irá conquistar a confiança de Augusto e fará com que Artena se junte ao seu exército, contra o ataque a Vicenza.
Amália desmaiará durante um dia de trabalho na feira e o médico suspeitará que ela espera um filho, mas não confirmará. Porém, após a lua de mel, a ruiva afirmará ao marido que está com todos os sintomas.