É muito comum o uso de charretes e carruagens puxadas a cavalo, em vários países, no entanto, o uso desse transporte pode sobrecarregar os animais usados para isso. Turistas preferem aproveitar o passeio pela região com transportes a cavalo, porém os animais se sentem incomodados com esse tipo de “trabalho”.
A pressão que eles sentem acaba sendo maior do que o indicado, certa vez, um cavalo chamado Max passou mal pelo esforço que estava sofrendo no Central Park, o animal continuou deitado no asfalto obviamente cansado por ter se esforçado muito em levar e trazer pessoas em Manhattan.
Diversos defensores se prontificaram a favor dos animais que são usados todos os dias em prol de turismo, eles usaram as fotos de Max deitado no chão com o intuito de mostrar a realidade daquilo que se vê na região, pois os cavalos sofrem com esse tipo de esforço.
“Algo aconteceu, os cavalos não colapsam”, escreveu um membro do grupo “NYCLASS”, esse que luta a favor de bons tratos aos animais, John continuou afirmando que os responsáveis devem fazer exames veterinários para ajudar e tratar a sua saúde.
O responsável que estava conduzindo o veículo declarou que o animal estava com ferraduras no qual fez com que o animal tropeçasse e caísse no chão, Chris, o condutor tem 20 anos de experiência nesse ramo, principalmente em turismo usando animais, afirma que não é comum acontecer esse tipo de acidente, e relatou que Max conseguiu se levantar sem adquirir qualquer tipo de lesão da queda.
As imagens tomaram uma grande repercussão nas redes sociais, alguns internautas criticaram o tipo de trabalho imposto a um animal que precisa ser tratado de uma forma completamente diferente, muitos deixaram mensagens para Max em prol de sua recuperação, e torcem para que ele não tenha se machucado de uma maneira mais grave.