Você sabia que os polvos têm três corações? O sistema circulatório é responsável pelo transporte de múltiplas substâncias em organismos animais, como oxigênio, hormônios, dióxido de carbono ou anticorpos, para citar alguns. No entanto, nem todos os animais têm o mesmo sistema circulatório; alguns têm ductos únicos ou alguns têm mais de um coração. Normalmente pensamos no coração como uma estrutura de bombeamento com muitas câmaras, mas existem estruturas que desempenham a mesma função, embora não tenham o mesmo sistema de divisões.
Quantos corações tem um polvo (ordem Octopoda)?
Os polvos, ou também chamados de polvos por serem uma única e mesma espécie, possuem três corações divididos , cada um com uma atividade diferente. A maior parte do corpo do polvo está no que chamamos de cabeça (as outras são suas oito patas) e é lá que estão os três corações do polvo.
Um deles bombeia o sangue pelo sistema circulatório, chamado de coração sistêmico , e os outros dois, chamados de corações branquiais, bombeiam o sangue para as brânquias. A zona de oxigenação está nas brânquias, onde o sangue desoxigenado é encaminhado através dos corações das brânquias. Uma vez oxigenado, é bombeado pelo coração sistêmico para o resto do corpo.
E porque é que o polvo não tem apenas um coração como o nosso organismo?
A resposta é que o sangue deles não contém hemoglobina como o nosso, que é rico em ferro e é um transportador de oxigênio muito eficiente. Pelo contrário, o sangue de polvo contém hemocianina, que é rica em cobre e até de cor azul. Para manter esse tipo de sangue, são necessários muitos corações para filtrá-lo bem.
Os polvos têm outros parentes que também têm 3 corações, que funcionam e têm a mesma forma que os deles. Esses são:
- Choco (Ordem Sepiida).
- Lulas (Ordem Teuthida).
Veja também: As 16 criaturas marinhas mais misteriosas já encontradas na Austrália